Abertura do campeoanto acontecerá em SIlva Jardim. Um município rodiado pela natureza.

Seu nome atual é uma homenagem ao jornalista e político fluminense Antônio da Silva Jardim. Anteriormente o município chamava-se Capivari, cuja fundação se deu em 1801, nas terras de D. Maria Rodrigues, viúva de Manoel da Silveira Azevedo, onde o casal havia construído uma capela em devoção à Sant'Ana. A viúva doou a capela e seu entorno, para a criação da paróquia de Nossa Senhora da Lapa de Capivari, a pedido da população local.[6] No entorno da capela formou-se o vilarejo, que posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, e mais adiante à categoria de vila, por decreto de 1841, separando-se definitivamente do município de Cabo Frio. A condição imposta para o desmembramento, era de que alguns fazendeiros locais se responsabilizassem e construissem uma câmara, que executava as mesmas funções atuais de uma prefeitura, bem como uma cadeia para a nova vila. O Major Joaquim Fernandes Lopes Ramos, o Alferes Luiz Gomes da Silva Leite, juntamente com alguns membros da família Pinto Coelho, executaram as construções entre os anos de 1841 e 1843, atendendo assim às exigências.[7] A partir do ano de 1943, a vila de Capivari teve seu nome modificado para Silva Jardim, denominação esta que perdura até os dias atuais.

Reserva Biológica de Poço das Antas

A reserva biológica de Poço das Antas, localizada nos municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, a cerca de 120 quilômetros do Rio de Janeiro, no Brasil, é a área em que possui a maior população de mico-leão-dourado, com pouco mais de 560 indivíduos.[2]

A sua entrada está situada na BR-101 e, como toda reserva biológica, está aberta à visitação pública educacional (como parte de atividades de formação de instituições de ensino regulares) e à pesquisa científica. Não é permitida a visitação turística (Lei 9982/2000).

A situação fundiária da reserva é regularizada, com 100% de suas terras agora pertencentes ao governo federal.

A reserva biológica se encontra em área de floresta ombrófila densa de terras baixas, entretanto, grande parte dessa vegetação constituem-se de formações secundárias, cercadas por campos antrópicos.[3] Cerca de metade da área da reserva está coberta por Floresta de Baixada (floresta ombrófila densa de terras baixas), mas apenas 25% encontra-se em bom estado de conservação.[3] Foram registradas 365 espécies de plantas, sendo que 3% são de espécies "vulneráveis" e 1% de espécies "em perigo".

jeep gif.gif

PÁGINA OFICIAL DO RALLY CARIOCA - FUNDADO EM JANEIRO DE 2017

Campeonato Estadual de Rally de Regularidade do rio de janeiro - Todos os direitos reservados ao Rally Carioca - © 2019
Contato: trovaoverdeoffroad@gmail.com  (21) 99753-4999

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram